Maio 12, 2023

Brandkey e equipa multidisciplinar fazem renascer o projeto Idade Maior

No princípio eram as crianças…

Foi em 2005 que a Brandkey teve por iniciativa, inédita em Portugal, abrir um departamento especializado em Marketing Kids&Teens…
Justificava-se um departamento especializado que acumulasse o know how e operacionalidade de campanhas e estratégias de Comunicação e Marketing dos seus clientes, dirigidas ao segmento infantil e juvenil.
Nessa altura, detetou-se uma lacuna muito grande no conhecimento sobre os hábitos e comportamentos das crianças portuguesas.
E, nesse sentido, em parceria com a Ipsos Apeme, foram desenvolvidos os maiores estudos de mercado de forma continua em Portugal, sobre estes segmentos de elevado potencial e com características muito especificas: os estudos Forum da Criança e o All About Teens.

Sucederam-se os seminários de Marketing Kids&Teens, que contaram com 8 edições, e resultou o livro Kids Power (único livro português sobre Marketing Infantil, até á data), com o objetivo de partilha de informação junto de profissionais e estudantes da matéria.


E depois vieram os Seniors!…

Um dos grandes insights retirados dos estudos foi a importância dos avós e o poder dos netos…
Os avós do Séc. XXI têm cada vez um papel mais preponderante na vida quotidiana das famílias portuguesas.
No estudo do Fórum Criança verificou-se uma presença predominante dos avós no seio das famílias com filhos, e uma participação ativa, não só em termos logísticos como financeiros.
A ausência dos pais nas famílias modernas (porque são ocupados e ativos) origina uma nova necessidade… a de partilha do papel dos pais com outras pessoas, nas suas funções quotidianas de gestão da vida dos filhos, nas suas atividades e tarefas diárias.
E quem melhor que os avós?
Os avós são, na sua maioria, pessoas que já não trabalham, tendo disponibilidade de tempo para se dedicarem a outras tarefas.
Geralmente, cuidar dos netos já tem a motivação necessária garantida.
Finalmente, paralelamente ao efeito K.G.O.Y. (Kids Getting Older Younger), também os mais velhos envelhecem mais tardiamente.
Por um lado, a evolução da tecnologia e ciências aplicadas ao setor da saúde e, por outro lado, a crescente qualidade de vida do ser humano, tem tornado o seu envelhecimento cada vez mais retardado – é chamado efeito: A.S.Y.L.: Adults Stay Younger Longer.
Este facto leva a que a chamada geração +60 seja composta por pessoas modernas, atuais, abertas á inovação, ao consumo de novos produtos e serviços, ao consumo de tecnologia, e por conseguinte, ligadas á Net e aos Netos!
A presença ativa e participativa dos seniors no mundo moderno tem contribuído para a aproximação de duas gerações que, em termos etários, estariam á partida em polos distantes.

A INTERGERACIONALIDADE foi a génese da Idade Maior.

 

Passou a fazer alvo de estudo aprofundado… e os seniors passaram a estar no focus da atenção da agência Brandkey.

Foi em 2008 que a Brandkey lançou a marca Idade Maior, a qual se concretizou na altura em diferentes produtos e serviços: o portal IDADE MAIOR (parceria com Altice), o Seminário 50+ (METODOLOGIA DELPHI) e o FORUM 50+, entre outros projetos entretanto desenhados.

Após a pandemia, em 2021, vive-se a retoma do projeto e o renascer da marca Idade Maior.

A Brandkey e um grupo de especialistas desenvolveram nos últimos dois anos, um conjunto de pesquisas e estudos de mercado, aplicando um misto de novas e tradicionais metodologias de recolha de dados, com o objectivo de melhor compreender este segmento de elevado potencial, o qual em poucos anos representará cerca de 40% da população portuguesa.

É neste contexto que, recentemente, renasce a consultora, informada e especializada em Consultoria, Marketing e Comunicação para o segmento +60: a Hub Consulting Idade Maior, que se reposiciona e muda de imagem.

Sabe-se que a geração +60 está em crescimento acentuado e nas próximas duas décadas será dominante.

Uma realidade que a hub consulting +60 Idade MAIOR soube identificar como rica para investigação e análise, utilizando metodologias inovadoras.

Um imenso potencial para as marcas que procuram e valorizam um conhecimento amplo e sempre atualizado que lhes permita entender melhor a geração +60, as suas incertezas, mudanças, necessidades, ambições e inquietudes. O entendam como vantagem competitiva e o queiram capitalizar num retorno para a geração +60 com impacto positivo na criação de bem-estar, satisfação, confiança e segurança, materializado na criação de novos produtos, serviços e experiências que respondam assertivamente às suas necessidades, expectativas e sonhos mais ambiciosos.

Estudamos a incerteza e a mudança. Produzimos conhecimento avançado. Identificamos tendências e oportunidades. Imaginamos e testamos novas soluções. Ajudamos na criação, estratégia, design e comunicação de futuros serviços e produtos de confiança, capazes de responder claramente às necessidades da geração +60.

Somos um centro de investigação e conhecimento contínuo e especializado na geração +60. Uma consultora privilegiada das marcas na criação de novas propostas de valor para a geração +60. Posicionamo-nos como especialista em marketing, design e comunicação para a geração +60.

 

A consultora Idade Maior é composta por uma equipa multidisciplinar: Mónica Chaves (CEO Brandkey) – Estratégia de Comunicação; Isabel Bernardo (Owner Smarthings) – Gestão de Projeto; Carlos Liz (Consultor Senior) – Coordenador de conhecimento; Francisco Liz (Antropólogo) – Research; Ricardo Reis Santos (Biólogo) – Comunicação científica; Pedro Oliveira (Chief Creative Officer) – Criatividade.

As diferentes valências permitem á consultora prestar um serviço amplo na área do Marketing e Comunicação, que inclui consultoria, estudos, campanhas de comunicação, marketing, design e eventos (btoB e BtoC).

Os diferentes serviços que prestamos são assentes em três pilares que caracterizam o nosso modelo de posicionamento no mercado “Aprofundar MAIS CONHECIMENTO para uma AÇÃO mais eficaz”:
• Living Research – contínua investigação e produção de conhecimento, indissociável da realidade em transformação e mudança constantes;

• Accurate Communication – este é um segmento para o qual precisamos encontrar o posicionamento, uma identidade e linguagem próprias.

A relevância do seu papel na economia e na sociedade vai ser cada vez maior. Comunicar bem é uma das palavras-chave.
• Projetos de Growing Value e Knowledge Expansion – a nossa relação comercial é baseada num regime cooperativo, colaborativo e construtivo e assente num diálogo sistemático e contínuo, aprofundando o conhecimento com as marcas.
 
As pesquisas e estudos desenvolvidos proporcionam a esta equipa um conhecimento que fundamenta uma comunicação assertiva…
Foram realizados estudos qualitativos (Focus Group) e quantitativos sobre a Auto-Perceção deste segmento e representações das várias sub-faixas etárias sobre Envelhecimento e Reforma, estudos de campanhas e linguagens (com recurso a estímulos audiovisuais, anúncios atuais em exibição, de grandes marcas nacionais e internacionais), e diálogos entre gerações: “Olhares Cruzados”, onde promovemos conversas orientadas por um entrevistador de 40 anos, com profissionais de diferentes áreas (médicos, marketeers e empreendedores sociais) de 60 anos e 20 anos…

Algumas das iniciativas que colhem informação e inspiração, fazem crescer um conhecimento estruturado e fundamentado e geram frutos, a nível de marketing e comunicação, com impacto na sociedade de forma geral e nesta geração especificamente.

 

O REBRANDING IDADE MAIOR

 

Após um longo processo de discussão, conversas e brainstormings entre os elementos da equipa Idade maior, surge um novo posicionamento, valores, missão, e propósito da nossa marca.

Da autoria de Pedro Oliveira, criativo da nossa equipa, também a imagem de marca se altera radicalmente…

Fundamentada na base do nosso modelo de negócio que é ilustrada por uma árvore, temos os três pilares nela representados:

A RAIZ simboliza o Living research – os estudos: pesquisa viva no terreno, a seiva, o bom cultivo e sustentação da matéria, a base que alimenta o conhecimento.

O TRONCO – representa o Growing value and knowledge expansion – estruturação, consolidação e expansão do conhecimento, desenvolvimento e domínio de competências.

OS GALHOS, FOLHAS E FRUTOS, são ricos símbolos da Accurate Communication – agir com talento, ramos produtivos onde se geram e colhem bons frutos, os diferentes ramos da comunicação, o desfrutar do saber.

Mantivemos a cor verde da esperança, Green Nature que representa vitalidade, tranquilidade, natureza, rejuvenescimento, estabilidade, anti-stress, crescimento e frescura.

Um trabalho de design estruturante de arquitetura de uma marca, que o símbolo e logotipo são a ponta do iceberg de um estudo profundo e muito discutido.

A assinatura da marca encerra em si o propósito da Idade Maior: “saber de quem sabe+

 

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